Blue Flower

Trilhas

 

Sou uma pessoa que gosta de caminhar, apesar de não ter feito ainda muitas caminhadas mais longas. Estou me planejando para tanto assim que terminar o caos da pandemia do COVID-19.

O que percebo nas pesquisas que tenho feito é que, no Brasil, infelizmente, temos pouca estrutura para caminhadas com trilhas que levem mais de um dia. No geral, as cidades são relativamente distantes umas das outras, e entre essas há poucos pontos de apoio.

Já aconteceram diversas tentativas de sinalizar trilhas mais longas, mas a maioria dessas iniciativas é interrompida em pouco tempo, ou seja, o caminho é sinalizado, às vezes apenas parcialmente, e não acontece a manutenção.

O Governo Federal, através do ICMBio, de tempos em tempos retoma a ideia de mapear e integrar os diversos Caminhos que existem Brasil afora, tentando criar uma grande rede de trilhas/caminhos. São projetos que tem muitos problemas de continuidade, a cada vez que é retomado o mapeamento, é necessário começar quase do zero, porque se perdeu o material ou as referências do que foi feito na tentativa anterior. Mas algum dia chegamos lá...

Contudo, temos paisagens de tirar o fôlego, um clima que permite essas caminhadas, e gente disposta a caminhar. Fica aqui meu estímulo às pessoas que tem trabalhado na marcação e manutenção dessas trilhas, continuem, o Brasil merece. Isso depende de pessoas com vontade de fazer, não podemos depender apenas da vontade desse ou daquele governo.

Quanto a trilhas no exterior, pesquisei pouco. Os famosos Caminhos de Santiago de Compostela (sim, são vários, apesar da fama maior do Caminho Francês) tem boa estrutura, principalmente porque pessoas que vivem ao longo do mesmo, eventualmente também igrejas e governos locais, foram criando estruturas de apoio. E o caminho se consolidou pela fama que obteve.

No mais, na Europa, há sempre cidades e locais com alguma estrutura que o caminhante pode usar como apoio em distâncias relativamente pequenas. Nos demais continentes ainda não pesquisei nada.

Bom, mas enquanto me preparo para caminhadas maiores, quero aqui ajudar a consolidar algumas informações de trilhas, ou caminhos. Nesse momento, é a forma que posso ajudar no estímulo a esse maravilhoso esporte que é a caminhada, ou trekking, como alguns preferem.

Caminho de Cora

Caminho das Missões

Caminhos de Santiago de Compostela