Blue Flower

Cidade de Goiás / Goiás Velho

 

Goiás - Casa de Cora Coralina 

Goiás Velho, cidade que surgiu no ciclo do ouro. Bandeirantes que iam das Minas Gerais para Cuiabá encontraram um lugar, no meio do caminho, com um pouco do metal precioso. Não foi encontrado muito ouro na região, mas o suficiente para que o local fosse alçado à condição de Vila.

Pela sua localização, acabou recebendo aldeamentos indígenas patrocinados pela Coroa Portuguesa, e a Vila cresceu e se tornou uma cidade, se tornando a capital do estado de Goiás.

Mas a localização, que inicialmente a ajudou a crescer, não foi suficientemente boa para mantê-la nessa condição. Com a transferência da capital para Goiânia, a cidade experimentou um retrocesso razoável. Posteriormente, com a vinda da capital brasileira para Brasília e com o estímulo ao turismo histórico, Goiás Velho cresceu novamente, e hoje é polo cultural e turístico, além de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. A atuação do Instituto do Patrimônio Histórico e Ambiental Nacional – IPHAN tem sido decisiva para conversação e recuperação do que ainda resta da história da cidade.

Povo simpático e muito acolhedor, apesar de descuidado com o patrimônio histórico e natural da região.

 

Mais sobre Goiás

O que visitar em Goiás

Quando visitar Goiás

Eventos em Goiás

Mapa de Goiás