Descendimento da Cruz, Canto de Verônica e Procissão do Senhor Morto

Diz a tradição que, enquanto Jesus carregava a cruz rumo ao Monte do Calvário, Verônica correu até Ele e, com um pano, limpou seu rosto cheio de sangue e suor. Ao retirar o pano, o rosto de Cristo teria ficado estampado nele. Em seguida, ela seguiu gritando pelas ruas, anunciando que o homem que seria crucificado era o verdadeiro Cristo. Ninguém parou para ouvir os gritos daquela mulher, continuaram andando e chicoteando Jesus.

Jesus é levado para o Monte do Calvário, ou Gólgota (Lugar da Caveira), onde é crucificado e morre.

Após a morte de Jesus, José de Arimetéia pediu a Pilatos autorização para tirar seu corpo da cruz e para sepultá-lo. Após tirar o corpo da cruz, ajudado por Nicodemos, envolveu o corpo em lençóis com aromas de mirra e aloés, e o sepultaram.

 

A encenação do Descendimento da Cruz

Na Sexta feira Santa à noite, no Largo do Chafariz, é realizada a encenação do descentimento da cruz. A cruz onde Jesus padeceu é baixada, os cravos são retirados de seus pés e mãos. José de Arimatéia, auxiliado por Nicodemos, retira da cruz o corpo do redentor para sepultá-lo.

Descendimento da Cruz

Descendimento da Cruz

Descendimento da Cruz

Descendimento da Cruz - Canto de Verônica

Descendimento da Cruz - Canto de Verônica

Na encenação, o Canto de Verônica é entoado após o descendimento (e não no caminho para o Calvário). Enquanto desenrola e exibe um pano com a face de Jesus, Verônica entoa um lamento para anunciar ao público a morte de Cristo e expor sua dor.

 

Canto de Verônica

Em latim

Responsorium:

O vos omnes
Qui transitis per viam,
Attendite, et videte
Si est dolor similis sicut dolor meus.

Versus:

Attendite, universi populi
Et videte dolorem meum.

Em Português

Responsório:

Oh vós todos
Que passais pela via,
Vinde e vede:
Se há dor semelhante à minha!

Verseto:

Atentai, povos do mundo,
E vede a minha dor.

 

A Procissão do Senhor Morto

 Após a encenação do descendimento, os fiéis saem em cortejo levando o corpo de Jesus. Na Procissão do Senhor Morto, os fiéis seguem pelas laterais das ruas. No meio da rua caminham aqueles que carregam o corpo, os farricocos, e crianças vestidas de anjo. Rezando e cantando, as pessoas seguem pelas ruas do Centro Histórico, acompanhando o corpo de Cristo e refletindo sobre a mensagem transmitida pela morte de Jesus.

Procissão do Senhor Morto

Procissão do Senhor Morto

Procissão do Senhor Morto

Procissão do Senhor Morto

Procissão do Senhor Morto