Cruz do Anhanguera – Goiás – GO

 

 

A cruz do Anhanguera

Em 1914, o maçom e agrimensor Bento Xavier Garcia fazia um trabalho para uma divisão de terras na Fazenda dos Casados, então município de Catalão – GO. Próximo à sede da fazenda, às margens do Ribeirão Ouvidor, a cerca de seis quilômetros do antigo Porto Velho, onde o Rio Paranaíba divide os estados de Minas Gerais e Goiás, Bento Garcia encontrou uma cruz, em cuja base se via uma inscrição 172. Esta cruz estava plantada ao lado de uma picada que, durante décadas, foi uma das principais entradas em solo goiano para os viajantes do sul do País. A picada foi aberta em 1722, na segunda incursão de Anhanguera (Bartolomeu Bueno da Silva) Filho a Goiás.

O Juiz de Direito Luiz do Couto (Luiz Ramos de Oliveira Couto), que atuava como mediador na citada divisão de terras, considerando a localização onde foi encontrada a cruz e a inscrição 172 (primeiros três dígitos de 1722?), concluiu que a mesma teria sido fincada no local pelo Anhanguera Filho.

Diante dos fatos e das respectivas conclusões, a Loja Maçônica Paz e Amor III de Catalão, em novembro de 1914, levou a cruz para a cidade de Catalão, onde foi a estrela principal das comemorações da Proclamação da República daquele ano.

O Juiz Luiz do Couto, nascido na Cidade de Goiás, usou sua influência como magistrado junto aos Poderes Executivo e Legislativo do Estado para garantir a transferência da Cruz do Anhanguera para sua cidade natal e então capital do Estado.

A cruz foi então levada para a Cidade de Goiás onde, em 1918, foi inaugurado um monumento em frente à Ponte da Lapa, onde ela passaria a ser exibida.

A Ponte da Lapa recebe este nome porque fica em frente ao local onde, em 1794, foi construída a igreja de Nossa Senhora da Lapa, que foi levada por uma enchente em 1839, mesmo lugar onde hoje está o monumento à Cruz do Anhanguera.

A cruz original ficou no monumento até que a enchente de 2001 a carregou. Hoje ela está no Museu das Bandeiras e no monumento foi colocada uma réplica.

 

Veja mais sobre o Anhanguera.