Pequenos
Lugares 
  Pirenópolis
      Principal

Direção defensiva: mantenha distância segura do veículo à sua frente
Pirenópolis - Página Inicial

Em 1727, no Rio das Almas, Manuel Rodrigues Tomar descobriu minas de ouro que impulsionariam a colonização da região. Nesse lugar, hoje está Pirenópolis. É uma cidade com muita história e cercada por belos morros. Está situada aos pés da Serra dos Pireneus, um divisor de águas das Bacias do Paraná e do Tocantins, onde as águas brotam em terrenos ricos de quartzo, o que faz com tenham uma coloração límpida e sejam de baixa salinidade. Por essas características formam-se belas cachoeiras, principais atrações da cidade.

Cidade Histórica, erguida às margens do Rio das Almas, no ciclo do ouro, Minas de Nossa Senhora do Rosário de Meia Ponte foi fundada em 1727. No século 19, a cidade passou a ser conhecida como Meia Ponte e, posteriormente, Pirenópolis.

Favorecida pela distância de Goiânia (125 km) e Brasília (182 km), soube desenvolver uma boa estrutura para o turismo. Hoje possui bons hotéis e pousadas, restaurantes e bares, além de um diversificado comércio de artesanato.

Em 1989, a cidade foi tombada pelo IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional como conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico.


O cerrado

Cerrado é a denominação dada à savana brasileira, bioma que ocupa 25% do território nacional, tem uma terra fraca, com vegetação baixa e tortuosa, ainda que rica e variada. No cerrado, em metade do ano chove muito, na outra metade não chove nada. Até o final do século 20, era considerada região sem vocação agrícola e viável apenas para a pecuária extensiva. Nos anos 1970 e 1980 foram desenvolvidas variedades de sementes adequadas à insolação do lugar e o uso de fertilizantes aumentou consideravelmente, tornando o cerrado, com seu relevo pouco acidentado e o regime de chuvas previsível, território ideal para a expansão do cultivo de cereais. A pecuária foi intensificada, tanto pela disseminação de novas variedades de pasto mais produtivas quanto pelo uso de correção de solo e de fertilizantes. O centro-oeste conquistou o título de celeiro do Brasil.




Saúde:
evite o consumo de açúcar